ALCOOLISMO
O álcool é uma das poucas drogas que têm o consentimento da sociedade para a sua utilização, o que facilita a sua aquisição e o uso indiscriminado em qualquer classe da população. Quando há um desejo incontrolável de ingerir bebidas alcoólicas em quantidades excessivas, podemos considerar o individuo como um alcoólatra.
Pelo fato do álcool ser aceito na sociedade, em muitos casos, o dependente não reconhece que perdeu o controle sobre o consumo da bebida e que precisa de tratamento. É importante lembrar, que o alcoolismo é uma doença muito comum, causadora de dependência e efeitos negativos no organismo, que podem ser tanto físicos como psicológicos, tais como: sonolência, depressão, alucinações, distúrbios de humor, distúrbios de ansiedade, etc.
Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período, pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo, pode ocorrer descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago.
A identificação precoce do alcoolismo geralmente é prejudicada pela negação dos pacientes quanto a sua condição de alcoólatras. As manifestações corporais e mudanças no comportamento do usuário, que passam a interferir em sua vida familiar, social e profissional são os primeiros sinais para a busca de um tratamento, seja ele voluntário ou não.
É Aconselhável que para que o Paciente se Recupere e se livre deste mal, Buscar apoio e suporte no AA – Alcoólicos Anônimos.
A família, também recebe toda orientação para colaborar com o tratamento do paciente. A dedicação, o conhecimento e o empenho da equipe faz com que os resultados sejam ainda mais satisfatórios.
Comentários